O crítico e o criticado

Há alguns anos me desfiz do facebook. Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida. Verdade que é uma ótima ferramenta, mas também é semeador de discórdias. 
Não tive razões específicas para excluir minha conta, o fato é que, depois que eu tomei essa decisão, cada dia que passava estava mais ligada ao mundo físico do que ao virtual. Isso me faz feliz, principalmente por ver que a grama do meu vizinho-que-posta-foto-viajando-todo-mês não é tão verde quanto ele mostra nas redes sociais. As pessoas são mais do que mostram. Elas só revelaram um instante, mas os bastidores, o caminho e os tropeços que ela levou - e continua levando - não são registrados. 
O meu maior incomodo nos últimos meses foi o tamanho de críticas negativas (e nada construtivas) que as pessoas têm feito. Aumentaram o nível de padrão de perfeição. É difícil ver que o outro é falho também, né? Esperamos algo dessas pessoas que transformaram suas vidas em referencia, mas ter expectativa sobre aquilo que o outro não pode dar gera decepção. 
Entretanto entendo que compartilhar (informação, imagem, motivação, etc..) é muito prazeroso, então, no meu ponto de vista, o segredo é viver leve. As coisas boas a gente absorve e as ruins, abstrai. Não é fácil, mas é simples. O ódio não mata o odiado, matam quem odeia. Então vamos distribuir amor :) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário