A palavra de ordem é experimentar



Bom dia lindos!

Não se sinta só e abandonado no mundo se você descobriu que não gosta da profissão que exerce ou não sabe o que fazer da vida.. Isso é cada vez mais normal.

Quando completei 18 anos e me vi tendo que escolher uma profissão eu fui certeira: mãe, quero ser policial federal (confesso que meus olhos ainda brilham por isso). Minha mãe quase teve um treco! Eu esteva bem certa do que queria, mas se fizesse essa escolha então teria que enfrentar minha mãe e naquela época eu não sabia muito bem se valeria o preço a ser pago. Então comecei a buscar a segunda opção. Me senti completamente perdida (mais alguém?).

Iniciei uma faculdade de administração com ênfase em comex, não gostei e com dois meses de curso transferi para arquitetura por influência de amigos, também não gostei. Iniciei um curso de desenho de moda e amei, pensei que tinha achado a solução dos meus problemas e que no próximo semestre estaria cursando moda na faculdade, mas descobri que a mensalidade + gasto com materiais durante o semestre era muito dinheiro para o que meu pai poderia pagar na época. 

Desiludida, eu iniciei Gestão em RH. Durante um bom tempo achei que tinha me achado. Procurei investir mais na área e quando terminei o tecnólogo senti a necessidade de fazer um bacharel. Eu tinha três opções: administração de empresas, psicologia e relações publicas. Por comodidade escolhi administração. Desde o inicio dos tempos eu sabia que não gostava de administração por causa da minha primeira experiência com a faculdade, mas resolvi insistir por achar que seria melhor "acolhida" pelo mercado de trabalho, por eliminar 1 ano e uma porrada de matérias. A conclusão disso tudo é que me tornei uma profissional frustrada. No final descobri que não queria passar a vida dentro de um escritório e que na verdade eu gostei de RH porque não havia experimentado outras coisas. BUT aqui estou eu, me encontrando a cada dia, sem me acomodar e fazendo da crise pessoal um momento de aprendizado e crescimento.
Compartilhei minha história porque muitas pessoas ainda acham normal serem frustradas e continuarem exercendo as atividades que não gostam e não fazem a mínima ideia de como descobrir sua vocação. Existem vários motivos para que isso aconteça e, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2003, 54% dos jovens escolhem a carreira sem ter mantido algum contato com a profissão escolhida e 27% têm dúvida sobre a atividade que querem exercer, ainda uma outra pesquisa divulgada pelo estadão em 2011 aumenta as estatísticas dos jovens que não sabem o que desejam para suas vidas profissionais (pasmem) para 54%.

Tá.. chega de blá, blá, blá. Vá em frente e... EXPERIMENTE! Pois é, parece obvio, mas nem tanto.  A maioria de nós ainda tem receio de arriscar e descobrir novas coisas e tem gente que nunca nem pensou que passar por experiencias ajudaria na escolha da profissão. Não tenha medo de dizer que não sabe o que quer fazer na faculdade ou de dizer no último ano de graduação que não é bem aquilo que você imaginou para sua vida. Se você sabe o que você não quer, já tem meio caminho andado. Não se sinta obrigado a fazer o que você não quer, porque não sabe o que quer. Procure experimentar novas atividades, seja curioso com aquilo que já te chama a atenção, busque programas de voluntariado, estágios, programas de férias, oficinas, cursos. O importante é conhecer, experimentar, se apaixonar pelo que você faz. E se você se encontrar de fato, agarra isso. Se agarra no seu sonho e luta por ele.



Hoje entendo que cada pessoa tem uma medida. A sua é diferente da minha, que é diferente das outras pessoas e inclusive pode ser diferente da dos seus pais. Isso é maravilhoso, quer dizer que você é único e não louco por querer algo que vai contra a boiada. E justamente por sermos diferentes é que algumas pessoas demoram mais para descobrir o que querem do que outras.

Você tem o mundo em suas mãos, faça mais que existir.

Agora é um bom momento para começar a experimentar.

Beijos, Lu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário